quarta-feira, 8 de setembro de 2010

  • crianças de 3 e 4 anos.......
    Dos 2 aos 4 anos, uma característica bem marcante é o EGOCENTRISMO. A criança ainda não compreende o outro na mesma função que a sua. O único ser existente, é a própria criança. Não aceita dividir seus pertences,seus amigos,professoras ou parentes próximos.
    Trabalho o egocentrismo com atividades simples, como dividir o lanche, emprestar brinquedos do parque ou mesmo os que trazem de casa.
    Muitas vezes, para defender seus desejos ou mesmo seus pertences, as crianças empurram seus amigos, mordem, chamam de chato( elas não gostam que as chama de chatas,isso acontece muito onde leciono).
    É fundamental que a criança saiba que existem regras a serem seguidas.AQUI NA ESCOLA NÃO PODE BATER NOS AMIGOS!O diálogo é fundamental nestes casos. Questionamentos em que a criança é colocada no ponto de vista do outro,auxilia na compreensão de que no mundo, existem mais pessoas sem ser ela própria.POR QUE VOCÊ FEZ ISSO? GOSTARIA QUE FIZESSEM ISSO COM VOCÊ? FICARIA FELIZ OU TRISTE? OLHE PARA O SEU AMIGO, ELE ESTÁ FELIZ? TRISTE?
    A criança sempre chega a conclusão de que aquilo não foi legal. Mas se ela entende na hora, por que torna a repetir? Temos que ficar batendo na mesma tecla,até ela formar o pensamento sobre o acontecido.Nas futuras "agressões", aconselho que o aluno que "agrediu" vá junto com a professora passar o remedinho no amigo.Assim ele verá o sofrimento do amigo, sentirá que doeu e que ele não gostaria que fizesse isso com ele.
    desabrochar o olhar para a existência do outro é fundamental. É a partir disso, que surge o coleguismo, a cooperação, o companheirismo.
    Vale ressaltar, que tudo o que descrevi são minhas experiências, atitudes que tomo e que teem bons resultados.Por isso estou compartilhando,por que sei que sempre precisamos de dicas e se alguém tiver uma dica legal, por favor, DEIXEM SEU CARINHO PARA MIM!!!
    ATÉ A PRÓXIMA!!
    MEGA BEIJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário