quarta-feira, 8 de setembro de 2010

  • criança de 2 anos- experências vividas
    Que fase linda que a criança tem nesta idade! tudo quer sentir,tocar,amassar,morder,cheirar... É nessa hora que nós professoras temos que oferecer o que ela pedem: ESTÍMULOS.
    Quando chegam na escola, sentem medo do novo.Claro, estão acostumadas á pessoas que estão presentes no seu dia-a-dia e ,de repente surge uma nova figura com a qual ela deverá passar boas horas do dia.
    Como trabalhar isso? Inicialmente deixo a mãe permancer um pouco na escola, com um acordo: Ela terá que se transformar-se em uma árvore,ou seja, tudo o que o filho(a) quiser, sou eu quem tenho que fazer. POR QUE ISSO? Para que a criança possa ver que a mãe confia em mim, e assim ela passará a confiar também.
    Segundo passo:Brincar,brincar muito com as crianças. Ás vezes nem todas choram. Algumas ficam numa boa sem a mãe. Geralmente são 2 ou 3 que choram e as mães precisam ficar. A criança irá criar um vínculo de amizade com você, afinal, elas adoram pessoas que lhes dão atenção,não é mesmo?.
    Terceiro passo: Não importa o quanto durar a estadia da mãe na escola. O importante é você sentir o quanto a criança já confia em você.Se ela já está deixando a mãe de lado e vai tranquilamente com a professora, chegou a hora da separação. No momento que percebe que a mãe não está mais no ambiente escolar, sua reação pode ser indiferente ou pode haver o choro. Se a criança não pergunta da mãe, não tem porque vc ir falar sobre.Agora se há esse questionamento seguido de choro, toda a atenção deve ser destinada. Deve haver acordos entre a professora e a criança. e seus acordos deve ser cumpridos. Isso sempre dá certo.
    Já tive mães ou babás que ficaram 2 ou 3 semanas na escola. Ess método nunca falhou.
    Mas vale salientar que os pais devem estar cientes dos métodos da instituição e, querer muito que seu filho fique na escola. Caso contrário, tudo o que relatei, não tem um bom resultado.
    Até a próxima experiência!
    grande beijo =*

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