quarta-feira, 29 de maio de 2013

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM INOVANDO NO LÚDICO DE HOJE

O mundo vem mudando gradativamente e com ele as formas de brincar. Ouve-se muito que as brincadeiras do passado como pega-pega, jogar peteca, brincar com cavalo de pau, entre tantas outras, além de prazeroso para as crianças eram mais significativas para seu desenvolvimento. A infância do passado era voltado para as ruas, calçadas, praças e terrenos desocupados, as brincadeiras eram transmitidas de pais para filhos e os brinquedos construídos tinham mais significado.
Com a urbanização crescendo de forma desordenada e em uma velocidade assustadora, não encontramos crianças brincando nas ruas ao entardecer, mesmo porque seria arriscado. A falta de tempo dos pais para transmitirem brincadeiras de sua infância e o pouco espaço que resta aos arredores dos apartamentos e casas coloca cada vez mais a criança em contato com a televisão e brinquedos eletrônicos, substituindo assim a construção da criatividade por produtos já prontos. O consumismo está presente na vida das crianças cada vez mais cedo. Não se constrói mais brinquedos com os filhos ou netos, o comércio oferece brinquedos mais rápido e muitas vezes com um custo mais baixo.
Se antes a criança tinha espaço para brincar livremente e socializar-se com outras crianças, hoje limita-se apenas em brinquedos e jogos isolados.
A criança pequena necessita do brincar exploratório, com isso ela conhece situações, materiais, atitudes e encontra respostas. É a brincadeira que faz a criança avançar significativamente nos estágios de desenvolvimento e aprendizagem.
O projeto do Maternal I, com o auxílio dos pais e avós, será de resgatar brincadeiras e jogos mais antigos os quais, desenvolvam verdadeiramente a criatividade nas crianças não só nos momentos das brincadeiras, mas principalmente durante a confecção dos mesmos.´

esse video é muito bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário