quarta-feira, 16 de março de 2011

o lúdico e a educação imfantil

o que é lúdico? por que a brincadeira é tão importante na educação infantil?Para o profissional que trabalha com Educação Infantil, é importante que ele saiba observar alguns aspectos como: entender o significado do termo lúdico( fantasia, divertimento, brincadeira); compreender a concepção de criança e entender que a criança constrói sua base de formação (habilidades e competências) na Educação Infantil.

Se a professora da classe não consegue trabalhar com os alunos utilizando o Lúdico em suas práticas pedagógicas, certamente não está preparada para trabalhar com educação Infantil.

O educador infantil pode e deve aproveitar o momento da brincadeira para induzir a criança a desenvolver suas habilidades, porque
é através da brincadeira que a criança constrói sua própria identidade e autonomia. Além disso, é impossível que a criança desenvolva uma educação plena e satisfatória sentada, enfileirada e sem movimentos.

É através do movimento que a criança consegue
expressar suas emoções e sentimentos, estabelecer contatos sociais e relações cognitivas.

Outra informação bastante importante é que a sala de aula seja um ambiente acolhedor, respeitando e atendendo às necessida
des da criança pequena.

A criança precisa de espaço. Promover atividade
s ao ar livre, simples como brincar no parque ou até mesmo na quadra, é de suma importância no seu desenvolvimento. Afinal, é brincando que se aprende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário