segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

saiba como fuciona uma bebeteca


Uma bebeteca deve ter um ambiente elaborado para os futuros leitores: livros com cores atraentes e de texturas diferentes, prateleiras baixas, pinturas nas paredes e brinquedos espalhados em um tapete de borracha.
Nas visitas à bebeteca, haverá momentos em que a professora contará histórias e momentos em que as próprias crianças escolhem os livros. Pesquisas revelam que quanto mais cedo a criança é apresentada ao mundo os livros, mais cedo ela desenvolve a fala e a escrita. Isso porque a bebeteca estimula o desenvolvimento da linguagem, raciocínio, memória e socialização.

educação de ontem e hoje


07 dicas para alunos especiais

Oi gente!
Aí estão 07 Dicas para auxiliar você em suas aulas com alunos especiais...


Alunos com dificuldade de concentração precisam de espaço organizado, rotina, atividades lógicas e regras. Como a sala de aula tem muitos elementos - colegas, professor, quadro-negro, livros e materiais -, focar o raciocínio fica ainda mais difícil. Por isso, é ideal que as aulas tenham um início prático e instrumentalizado. "Não adianta insistir em falar a mesma coisa várias vezes. Não se trata de reforço. Ele precisa desenvolver a habilidade de prestar atenção com estratégias diferenciadas para, depois, entender o conteúdo", diz Maria Tereza Eglér Mantoan, doutora e docente em Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O ponto de partida deve ser algo que mantenha o aluno atento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e imitações de sons ou movimentos do professor ou dos colegas.

Para culinária – use massas congeladas e deixe-os decorarem os biscoitos. Use receitas com ingredientes simples que eles gostem – pizza, torta, massas, legumes.

Para artes – selecione projetos que encorajem formas livres, como argila, pintura com os dedos, pastéis e colagens. A chave é a participação e exploração dos materiais.


Para ciências – atenha-se ao básico, como água, plantas, animais, veículos, segurança e saúde. Estes são fatores no ambiente dos estudantes. Eles freqüentemente precisam de auxílio para aprender como enfrentar e interagir. As escolhas do currículo devem ser significativas para a sua vida diretamente.

Para música – Use a musicoterapia, canções, dança e ritmo par a criar uma atmosfera pacífica e feliz. Escolha canções com um tema positivo.

Para Estudos Sociais – Olhe mapas. Tenha convidados de outras nações que façam palestras. Concentre-se na comunidade e como interagimos em nossa comunidade local, nacional e global.

Para viagens ao campo – mantenha-as simples, seguras e bem supervisionadas. Tente torná-las uma extensão de sua zona de segurança. Encontre recursos com programas simples, organizados.

Para Geografia - as crianças podem exercitar a mente traçando no ar com o dedo o contorno de uma planície, planalto, morro e montanha. Também é importante adequar a proposta à idade e, principalmente, aos assuntos trabalhados em classe. Nesse caso, o estudo das formas geométricas poderia vir acompanhado de uma atividade para encontrar figuras semelhantes que representem o quadrado, o retângulo e o círculo.

Créditos: Como fazer tudo.e gente milda



sábado, 29 de janeiro de 2011


Conhecendo o nosso corpo – Pré – Maternal

PROJETO – CONHECENDO O NOSSO CORPO
TEMPO: 4 SEMANAS
IDADE: PRÉ – MATERNAL – 1,6 MESES À 2 ANOS
OBJETIVOS: ESTIMULAR A CRIANÇA A CONHECER O PRÓPRIO CORPO ESTIMULAR RACIOCINIO E ATENÇÃO
SOCIALIZAR
IDENTIFICAR AS PARTES DO CORPO E ROSTO.
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAR PARA AS CRIANÇAS DESENHOS DE COMO É O NOSSO CORPO (MENINO E MENINA).
EXPLICAR E MOSTRAR AS PARTES DO CORPO, PERGUNTANDO A CRIANÇA QUAL O NOME DE CADA PARTE DO CORPO.
APÓS PEDIR PARA ELES QUE MONTEM O OUTRO BONECO DE ACORDO COM O PRIMEIRO.
MONTAR QUEBRA CABEÇA DO CORPO.
FAZER MURAL DO CORPO DEITANDO AS CRIANÇAS EM PAPEL PARDO E FAZENDO O CONTORNO DO CORPO, DEPOIS PEDIMO PARA AS CRIANÇAS ACRESCENTAREM OS OLHOS, BOCA, NARIZ, ORELHAS E CABELOS, ETC.
MUSICA: XUXA dvd ( O CORPO),
APÓS TEREM NOÇÃO DAS PARTES DO CORPO, PEDIR PARA QUE VISTEM OS BONECOS .

amigo cão

O MATERNAL I ESTÁ VIBRANDO COM O PROJETO AMIGO CÃO, OLHA ELES AI LEVANDO OS CÃES PARA UM PASSEIO.... SEGUE TAMBÉM UMA DICA PRA VOCÊS MONTAREM UM CÃOZINHO EM CASA, DIVIRTAM-SE POIS EM BREVE TERMOS MAIS NOVODADES!!!!!!!!!!!!!!

















ProjetoBrincando com as cores primárias
Acreditando que o trabalho com projetos é uma experiência rica e proveitosa para os alunos, eu quanto professora criei o Projeto Brincando com as Cores Primárias e através deste quero despertar o interesse, a curiosidade e assim tornar mais significativa a assimilação dos alunos no processo de ensino aprendizagem

Descrição
Confecção com mini garrafas ( pitchula ), água, anilina na cor que irá trabalhar, acrescente estrelinhas, lantejoulas e gliter para um resultado alegre e divertido

Objetivos
- Ampliar os conhecimentos dos alunos;
- Despertar a curiosidade e interesse pelas cores primárias;
- Propiciar a exploração de materiais lúdicos baseados nas cores trabalhadas : dia da cor, culinária de gelatina , levar fitinhas , enfeitar a sala com a cor trabalhada, entre outras.
- Trabalhar os diferentes tipos de cores

Dicas para os professores:
Até os 3 anos, a interação da criança com o ambiente se dá por meio da observação da exploração do espaço, incluindo tudo que está contido nele. Assim, para que ela adquira conhecimento por meio da ação, você pode planejar atividades que utilizem objetos variados, diversificando as possibilidades de interação também com o espaço e os colegas. Como a criança está aprendendo a falar, é fundamental conversar com ela durante as brincadeiras, mesmo que ela ainda não compreenda ou responda. ( Jaciara de Sá ).,


Prof.ª Claudia - Unidade Bekinha



como sera que esta o tempo?

viva é carnaval


algumas mascaras-de-carnaval.





















































quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Brincadeiras Volta às Aulas

Onça Dorminhoca
- Faixa etária: Educação infantil Formar com o alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés , exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca. Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares , exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca. Sugestão: O professor poderá proporcionar um e sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la? Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça. Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
Corrida do Elefante -
Faixa etária: Educação infantil As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante). Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso. Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.
Gangorra
- Faixa etária: 4 a 6 anos Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e apoiam as plantas dos pés . Eles devem segurar um bastão com as duas mãos . Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele que conseguir levantar o amigo ganha. Troque os pares e comece de novo. Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a força que têm que fazer para levanta-lo, o músculo que se movem para que isso aconteça. Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro, ganha.
Quem é o fantasminha?
Faixa etária: Educação Infantil Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a equipe que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .
Jogo da risadinha -
Faixa etária: Educação Infantil As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.
Rouba rabo -
Faixa etária: Educação Infantil Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás . Dois jogadores serão o pagadores . Ao sinal eles deverão tirar o rabo da criança . Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.
Dança dos banquinhos -
Faixa etária: Educação Infantil Fazer uma roda com banquinho e em número inferior(-1) ao número de criança Participante. Colocar uma música para tocar e todascomeçam a correr ou a dançar ao redor do banquinho, com a mão para trás, bem perto dele . Em dado momento, parar a música e cada criança deverá a sentar- se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.
Voa, não voa...
- Faixa etária: Educação Infantil As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados . Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: " Borboleta voa? (Todo imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todo deverão ficar imóveis ). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças .
Qual a criança diferente? -
Faixa etária: Educação Infantil Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a parede. Desenvolvimento: as crianças que estão na roda devem ficar na mesma posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava de fora da roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.
Um, dois, três e já!
- Faixa etária: Educação Infantil Risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma linha de chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida. Desenvolvimento: ao sinal de partida " um, dois e três "; as crianças correm para a frente até ouvirem a ordem " pare". Nesse momento, todos param a corrida e ficam parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e três " para ser, algum tempo depois , paralizada, continuando até que todos cheguem à linha final.
Correndo do canguru -
Faixa etária: Educação Infantil Preparação: crianças ao lado das outras em linha reta colocadas a uns 10 m de distância da linha de chegada (riscar com giz a linha de chegada). Desenvolvimento: o professor deve dar o sinal e as crianças saem pulando como canguru, até a linha de chegada. Repetir a corrida pulando sobre a outra perna.
O gato e o rato -
Faixa etária: Educação Infantil Os alunos serão divididos em dois grupos: gato e rato . Iniciado o jogo, os ratos deixarão cair, por onde andarem, papel picado. Os gatos deverão ir atrás dos ratos recolhendo os papéis picados. A criança que recolher mais papéis vencerá o jogo.Cadeiras com sapatos -
Faixa etária: Educação Infantil Ao sinal, o participante de olhos vendados , devem engatinhar procurando tênis ou sapato (que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados vão sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar mais calçados nos pés.


DICA: Em uma caixa de sapato, coloque um espelho e feche. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola, explique a função de todas, diretor, professor, secretária, serviços gerais, porteiro... e inclua ALUNOS. Depois da apresentação de todos, você diz que dentro daquela caixa, está a foto da pessoa mais importante da escola. Diga que vai mostrar a foto para todos, um por um e peça que ele não fale para nenhum amigo da sala.
Então você mostra a todos a caixa e claro, que ele vai se ver no espelho... Diga que aquela pessoa é a mais importante da escola. Vá até o último aluno e feche a caixa. Observe cada reação deles, e por fim elabore algumas perguntas sobre o que eles viram, se eles concordam... Essa aula irá trabalhar a AUTO-ESTIMA de seus alunos. BOA SORTE!

Painel Palavrinhas Mágicas


Painéis de Bem Vindos









Painel Aniversariantes


Nos balões você escreve o nominho de cada pimpolho, tudo bem colorido!




E as idéias são inúmeras! Use a própria decoração para trabalhar matemática (usando pratinhos descartáveis) e comportamento. Veja que graça também as idéias de medidas para os pequeninos... Usando prendedores de roupa, você inova as suas fichas...

Pra Aula de Artes


Uma caixa de papelão grande, de preferência de geladeira, um pouco de tinta e criatividade à vontade... é tudo que você vai precisar pra criar este espositor super diferente! Recicle!

Calendário Permanente Reciclado

Ter um calendário por perto é sempre muito útil, principalmente se ele for grande e ficar num lugar onde todos possam ver. Vamos fazer?

Materiais

2 folhas de papel cartão
31 caixinhas de sabonete ou fósforo
velcro e cola quente.
1-Cole as duas folhas de papel cartão para fazer um painel.
2-Faça um corte num dos lados da caixa deixando só um lado fechado.
3-Cubra todas as caixas com papel colorido.
4-Cole nas caixinhas números de 1 a 31 em cada caixa.
5-Cole um pedaço de velcro atrás de cada caixa.
6-Cole os meses e o ano em tiras de papel cartão.
7-Faça fendas paralelas na parte superior do painel para encaixar o mês e o ano.
8-Cole os dias da semana(segunda à domingo).
9-Cole a outra parte do velcro no painel, no local onde serão colocadas as caixinhas.
10-Grude as caixinhas com os dias do mês de acordo com o calendário.

calendários


















Onde guardar a bagunça? Na Bacia, no balde... e depois de bem decorada ainda vira peça decorativa pra sua salinha... Prova viva de que a criatividade não tem limites!
Eu amo estas idéias econômicas, não poderia deixar de postar pra vocês copiarem! Aproveitem!

caixa geometrica



Caixa Pedagógica para encaixes



Idéia linda né? Veja que graça esta caixa pedagógica. Vamos fazer?
- Consiga uma caixa grande, de geladeira, televisão ou outra.
- Faça cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas.
Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas que surgirão deles mesmos.
Idéia:






Idéias excelentes!!!
Caixas, jornal, potes, tampas, retalhos de EVA... enfim, tudo isto vira jogos didáticos, propostas maravilhosas para trabalhar em sala de aula, idéias da Maestra Jardinera. Fica aí a dica!!!
Clique para ampliar e ver melhor os detalhes...


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Eu já amava sair por aí catando reciclagem... e com estas idéias maravilhosas eu piro!!! Amu estas dicas, fantásticas!

Veja que demais estes tubos de papel/papelão totalmente reformados pra usar com a turminha pequena... Clique para ampliar e ler o passo a passo...


Baldes, bacias e potes plásticos viram divertidos e coloridos jogos de encaixe... Vamos tentar?